O ponto central do tratamento do carcinoma das células de Merkel é a abordagem multidisciplinar, em que se tem a integração de vários especialistas, objetivando a agilidade do atendimento para obter os melhores resultados em relação a essa patologia extremamente agressiva, que necessita de cuidados dinâmicos e integrados.
O Dr. Ronaldo Oliveira é o primeiro especialista do Brasil certificado pelo Merkelcell.org no tratamento dessa patologia.
Você sabe o que são as células de Merkel?
São as células responsáveis por transmitir ao nosso cérebro a sensação do toque e da pressão na pele e localizam-se na epiderme, que é a camada mais externa da pele. Estão em maior concentração na ponta dos dedos e na face e lábios, onde a sensação do toque é mais aguçada. Além disso, essas células produzem alguns hormônios e por esse motivo são consideradas como células neuroendócrinas.
O que é o carcinoma das células de Merkel?
O carcinoma das células de Merkel surge do crescimento descontrolado de células da pele que compartilham algumas características com as células de Merkel normais. Esse tipo de carcinoma é considerado fatal em pelo menos um terço dos pacientes e deve ser tratado individualmente com prontidão e urgência.
Sintomas e aspectos clínicos
O crescimento rápido de cistos vermelhos ou roxos, mesmo sem serem doloridos, são fatores importantes de serem observados, pois podem ser um indício do desenvolvimento desse carcinoma. O risco de desenvolver carcinoma das células de Merkel está relacionado à idade avançada, sendo mais comum em homens do que em mulheres.
Tratamento
O Merkelcell.org recomenda o tratamento por equipes multidisciplinares, devido à complexidade dos casos de carcinoma das células de Merkel. Existem vários tipos de tratamento, sendo a cirurgia o método mais utilizado. Para obter bons resultados, é preciso avaliar o estágio em que se encontra a lesão, além do local e o tamanho.
(traduzido e adaptado de Merkelcell.org)